5 dúvidas sobre tela de safira

applewatchgroup_3032795k

5 dúvidas sobre tela de safira

A tela de safira ficou conhecida depois que falsas informações sobre o iPhone 6 vazaram na internet, dizendo que o novo smartphone teria o vidro feito desse material. Os rumores não eram tão falsos, pois a Apple só não utilizou a tela de safira por falta de tempo de fabricação, em compensação o iPhone 6 tem o vidro de safira no touch ID e na câmera. Para a tela, o novo iPhone adotou o vidro Gorilla Glass 3, e foi o Apple Watch que roubou a cena utilizando a tela de safira em toda sua estrutura. Você vai conhecer agora 5 coisas sobre a tão falada tela de safira:

1 – O que são vidros de safira?


techgabs

A safira é feita de óxido de alumínio, um composto transparente, que não pode ser encontrado na natureza. Em seu estado natural, a safira vem junto com ferro, resultando na sua coloração azul, ou outras impurezas como titânio, cobalto e cromo. Por essa razão, é preciso fabricar a safira empregada em vidro artificialmente.

2 – É Inquebrável?

Apple-iPhone-Event-2014-Apple-Watch-Introduction-7-1280x720

Não. É muito resistente, mas não indestrutível. Dependendo da fórmula usada na fabricação do produto, a safira pode fazer com que o telefone seja 2,5 ou até 3 vezes mais forte que os vidros já tradicionais.

3 – É melhor do que Gorilla Glass?

O vidro de safira é mais duro que o Gorilla Glass, mais resistente que o aço, e ainda é transparente. A resistência à fratura diz respeito à capacidade de um material contendo arranhões ou rachaduras resistir à quebra. Isso significa que a safira, mesmo quando arranhada, tem menor risco de romper do que o Gorilla Glass. O vídeo acima foi publicado pela Corning que é a fornecedora de gorilla glass para a apple, então é questionável, já que a empresa não gostaria de perder um cliente como a Apple. 

4 - Quanto custa?

GT-Advaced-Technologies_sapphire

O custo vem em grande parte do processo de fabricação e o valor é cerca de 10 vezes o custo do Gorilla Glass. Primeiro se produz um grande monocristal de safira, que então é cortado em lâminas finas usando lasers ou uma serra de diamante. Outro detalhe associado à decisão da Apple de não utilizar este material no smartphone, é que a inclusão de uma tela de cristal safira no iPhone 6 poderia adicionar cerca de US$ 100 ao valor do aparelho, bem como demandar um gasto maior de energia – afinal, safira transmite menos luz que o Gorilla Glass, exigindo mais da bateria em troca de uma tela com mais claridade. 

5 – Quando será aplicado?

iphone-5s-home-button

Acredita-se que no próximo iPhone a Apple adotará a tela de safira, mas como foi dito anteriormente, o valor do smartphone será bastante elevado. O Apple Watch será vendido a partir de 2015 e tem preço inicial de 349 dólares, nos Estados Unidos.

 

Comente no Facebook!

comentários

Sobre o(a) Autor(a) : Gabrielli Menndes

Gabrielli Menndes é estudante de jornalismo na FMU. Entusiasta da Era Digital que vivemos, Gabi escreve sobre tecnologia a partir de seu dispositivo móvel, e morre de medo de ficar offline.