AWS Re:invent 2014

aws

AWS Re:invent 2014

A Amazon é muito mais do que uma grande varejista. Através de seu braço tecnológico, conhecido por AWS, a empresa americana cresce cada vez mais no mercado de cloud computing.

Para divulgar e demonstrar novas ferramentas e tecnologias, a Amazon organiza anualmente um mega evento para reunir toda a comunidade de desenvolvedores e interessados na área de técnologia. Essa é a terceira edição do AWS Re:invent 2014, e acontece na divertida cidade de Las Vegas.

Desta vez o que acontecer em Vegas, nós contaremos para você. Conheça algumas novidades que apareceram nesse mega evento:

Aurora

Novo serviço de banco de dados relacional totalmente compativel com MySQL, e com a premissa de ser 6 vezes mais rápido do que o tradicional banco de dados. Será uma grande alternativa para as empresas que utilizam atualmente o Oracle dentro do AWS.

 

Key Management Service

O KMS é um serviço que permite aos desenvolvedores criptografar dados com apenas um clique no Console de Gerenciamento ou usando um SDK para adicionar criptografia ao código da aplicação.O Key Management Service fornece um único local para que os administradores criem, desativem e vejam as chaves criptográficas, permitindo que eles possam definir as políticas de uso e configuração de todas elas.Além de oferecer integração com serviços como Simple Storage Service (Amazon S3), Elastic Block Store (Amazon EBS), Relational Database Service (Amazon RDS), Redshift e um kit de desenvolvimento simples para que o cliente integre suas próprias aplicações ao serviço.

 

Config

Esse recurso fornece aos clientes total visibilidade de todas as ferramentas da Amazon Web Services e as relações entre os componentes de infraestrutura de aplicação para que eles possam entender e avaliar o impacto das mudanças no seu ambiente.
O Config grava continuamente as alterações dos atributos de configurações de recursos dos clientes, como grupos de configurações de segurança e instâncias de valores da computação redimensionável na Amazon Elastic Compute Cloud (EC2).

 

Service Catalog

Esta novidade permite que administradores criem e compartilhem catálogos de “produtos” personalizados e que atendam aos padrões de arquitetura e configuração da companhia.
Para isso, os administradores poderão usar controles de acesso individuais ou por grupo, departamento ou centro de custo, com direito a controle total e preciso sobre quem tem permissão para usar determinada aplicação.
O Service Catalog também pode ajudar os administradores a definir políticas de uso, como limitar o número de vezes que um aplicativo pode ser utilizado, a fim de manter a conformidade do licenciamento. Ele também utiliza recursos do CloudTrail para que os usuários possam analisar, informar e confirmar sua execução.

 

CodeDeploy

Parte do pacote de aplicações Lifecycle Management Tools, o CodeDeploy é um serviço de implantação de alta escala que permite aos desenvolvedores gerenciar rapidamente ou simplesmente automatizar o processo de implantação e atualização de um ambiente redimensionável que usa o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2).
Com essa ferramenta, a liberação de novas funcionalidades fica mais fácil e mais rápida, já que ela evita que a aplicação e o ambiente fiquem inativos e poupa que desenvolvedores tenham que lidar com aplicativos completos em plena atualização.
“O CodeDeploy nasceu da experiência dos próprios desenvolvedores da Amazon, que notaram a necessidade de implantação de novas ferramentas de forma rápida, em alta escala e com possibilidade de maximização do tempo para inovar”, afirma Scott Wiltamuth, vice-presidente do setor de Desenvolvimento de Ferramentas de Produtividade da AWS.
“No ano passado, os desenvolvedores da Amazon usaram a tecnologia por trás do AWS CodeDeploy para impulsionar uma média de 95 implantações por minuto. Estamos muito animados para trazer esse recurso para os clientes e pretendemos ajudá-los a economizar ainda mais tempo fornecendo futuros serviços para gerenciamento de código fonte e entrega contínua.”

 

CodePipeline

Outra novidade do pacote de aplicações Lifecycle Management Tools é o CodePipeline, que entrega e lança serviços de automação contínua para ajudar em implantações mais suaves.
Com a ferramenta, é possível projetar o fluxo de trabalho de desenvolvimento para check-ins e construção de códigos, implantação de aplicativos em teste, o teste em si e a liberação para produção. Além disso, também dá para integrar recursos de terceiros em quaisquer etapas do processo de liberação, ou ainda utilizar o CodePipeline como solução end-to-end.

 

CodeCommit

A terceira ferramenta do pacote Lifecycle Management Tools oferece um serviço privado de repositório baseado no sistema Git. O CodeCommit elimina a necessidade de operar seu próprio sistema de controle de versão ou a preocupação em escalonar a infraestrutura para dar conta do serviço.
Com o CodeCommit, é possível armazenar qualquer tipo de código fonte e ainda contar com funcionalidades padrões do Git que permitem trabalhar de forma integrada com as atuais ferramentas baseadas no sistema. Com isso, uma equipe também pode usar ferramentas de código online do CodeCommit para navegar, editar e colaborar com projetos.

 

EC2 Container Service

O EC2 Container Service tem como objetivo facilitar o gerenciamento, manuseio e distribuição de aplicações nos containeres da Amazon Web Services. Para que isso aconteça, o serviço oferece suporte à tecnologia Docker.

Essa característica em especial permite que centenas de milhares de containeres sejam utilizados na Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) simultaneamente, acrescentando agilidade e praticidade aos trabalhos que precisam ser feitos, já que os comandos levam apenas alguns segundos para serem obedecidos pelo sistema em questão.

AWS Lambda

A Lambda surge com o objetivo de facilitar a vida dos programadores durante os seus trabalhos, principalmente quando é necessário testar o que foi feito.

Isso porque o Lambda é um serviço que permite testar a resposta de projetos a determinados eventos específicos – ou seja, os produtos são testados em cenários controlados, como a simulação de uma série de defeitos, por exemplo. O diferencial é que a novidade utiliza os recursos do computador em que está hospedada para contornar os problemas.

O tempo de resposta para que isso aconteça é extremamente pequeno, com resultados em questão de segundos, permitindo que sejam interpretados cliques com o mouse, atividades dentro de aplicativos, entre outras ações. O AWS Lambda também permite a utilização de novos recursos de back-end.

Além disso, uma das maiores vantagens do Lambda é sua velocidade. Com ele, o programador que quiser executar várias rotinas de teste não terá que esperar por uma infinidade de ciclos para poder avaliar os resultados.

 

Esses foram os maiores destaques do AWS Re:invent 2014! A XDS é um parceiro certificado Amazon. Ligue e agende uma reunião com um de nossos representantes e conheça um pouco mais desse universo. 55 11 4304-0937 5 11 4304-0937 

 

Fontes: AWS, CanalTech.

Comente no Facebook!

comentários

Sobre o(a) Autor(a) : Tiago de Freitas

Tiago de Freitas é formado em publicidade pela PUC-SP e apaixonado por tecnologia. Ele acredita piamente que se algo pode ser imaginado, pode ser desenvolvido e monetizado.