Beacons – 5 coisas que você precisa saber

macys-ibeacon-shopkick

Beacons – 5 coisas que você precisa saber

Beacons. Esses pequenos dispositivos estão cada vez mais em destaque, principalmente em lojas de varejo, e tudo isso por ser simples, barato e de fácil instalação. Conheça um pouco mais sobre os beacons e entenda a relevância desta nova realidade tecnológica.

1. O que é um beacon?

Basicamente um beacon é um pequeno dispositivo que emite sinais através da tecnologia bluetooth low energy, conhecida como bluetooth 4.0. Esses sinais podem ser captados por aplicativos de smartphones e tablets, sendo interpretados como gatilhos para uma determinada ação no app.

2. A importância do Bluetooth BLE

O Bluetooth BLE tem dois grandes diferenciais: Ele gera ondas de radio,  que permitem maior penetração em meios físicos como paredes, diferenciando-o de redes de celular e WI-FI convencionais. Além disso, o Bluetooth BLE consome apenas uma fração de bateria, se comparado ao Bluetooth tradicional.

LogoBluetoothSmart

3. Beacons funcionam para Android e para iPhone

Os beacons funcionam tanto com Android como com iPhones, se o hardware dos smartphones e tablets forem compatíveis.  Fortes rumores apontam que a Apple está desenvolvendo iBeacons físicos, para tornar a estrutura mais sólida e completa.

5. Informações que o beacon transmite

Beacons enviam pequenos bits, com poucas informações, algo parecido como um endereço IP ou coordenada de GPS. Esses números consistem em um UUID, que passa informações sobre o fabricante do beacon, um código “major” que diz a região que ele está posicionado, e um “minor” que informa a sub região.  Os beacons não possuem capacidade de armazenamento ou transmissão de grande quantidade de dados, sendo assim, ele não captura dados dos aplicativos ou do smartphone do usuário.

ibeacons-taxi

 

Os beacons prometem revolucionar as vendas de varejo e diversos negócios. É importante entender essa nova tecnologia e transformar a experiência de compra de seus clientes, criando um diferencial tecnológico. Quer saber mais sobre os Beacons? Entre em contato com a XDS e solicite uma demonstração. Temos uma solução de beacons completa para sua empresa.

 

Fonte: Business Insider

Comente no Facebook!

comentários

Sobre o(a) Autor(a) : Tiago de Freitas

Tiago de Freitas é formado em publicidade pela PUC-SP e apaixonado por tecnologia. Ele acredita piamente que se algo pode ser imaginado, pode ser desenvolvido e monetizado.